Mármore ou granito? Saiba em que ambiente usar cada pedra
Mármores e granitos dão sofisticação a qualquer ambiente da casa. Mas você sabe como escolher entre os dois materiais? Mais resistentes, os granitos são ideais para pisos e soleiras de locais de grande circulação, fachadas e bancadas de cozinha. Os mármores são mais leves, e devem ser usados, preferencialmente, em ambientes internos, pois sofrem mais com a ação do tempo e da poluição.
Compare os dois materiais:
Mármore
Composição: O mármore é composto por um mineral e por calcita. É marcado pela presença de veios, movimentos e diferentes colorações.
Origem: Suas jazidas são encontradas geralmente em locais onde existe ou existiu uma intensa atividade vulcânica. A pedra vêm para o Brasil de países como Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Egito e Turquia.
Tipos: Existem, pelo menos, 50 tipos de mármores disponíveis no mercado. Entre eles, brancos e beges.
História: A famosa escultura grega Vênus de Milo foi confeccionada com o material, assim como o Taj Mahal, na Índia, e o Partenon, na Grécia.
Granito
Composição: O granito é uma rocha formada por quartzo, feldspato alcalino e mica. Tem uniformidade de cor e alta resistência.
Origem: O Brasil é um dos maiores polos de granito do mundo. Encontramos o material em diversos estados brasileiros, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo.
Tipos: Destacam-se no mercado os granitos brancos da Bahia, o preto São Gabriel, os cinzas e os amarelos. Os mais baratos são os cinzas e os brancos do Norte do Espírito Santo.
Exóticos: Os granitos mais caros são os mais exóticos, como o Yellow Bamboo, o Green Bamboo e o Iron Red, fornecidos pela Brasigran.
Fonte: Extraglobo