Onde utilizar Mármore e Granito?
O Mármore e o Granito com toda certeza são pedras bem refinadas com diversas cores e texturas e são conhecidas por todos pelo toque de requinte que deixam em um ambiente.
São prédios e casas, salas, cozinhas, banheiros e áreas externas que utilizam desse material para que fiquem com mais elegância, porém em nem todo lugar é aconselhável utilizar ou mármore ou granito, cada um possui sua particularidade, prós e contras.
O Granito possui como características a baixa absorção e porosidade, a dureza, por se tratar de um material maciço e a durabilidade quando devidamente cuidado. O mármore, apresenta-se poroso e vulnerável às manchas e desgastes, além de ser considerado um material “mole” devido a sua facilidade de se lascar porém com boa durabilidade.
Logo nem todos os ambientes da casa são apropriados para eles, veja as dicas de utilização desses materiais:
Piso interior: O mármore pode ser facilmente utilizado nessa área da casa, porém desde que não seja um mármore muito poroso, pois pode ficar manchado devido à umidade do solo. Já o granito é aconselhável somente se o contra piso do local onde ele será posto for impermeabilizado.
Paredes internas: Para as paredes internas é aconselhável usar o mármore, por ser uma pedra mais leve que o granito.
Paredes externas: Nas paredes externas o ideal é o uso do granito, porém ele deve ser preso com argamassa e grampos de aço inox por trás das pedras para sustentar o peso. O mármore nessas regiões pode se desgastar fácil.
Cozinha: Na cozinha, pelo mesmo motivo da parede externa, não é aconselhável utilizar o mármore, já o granito é indicado, principalmente para bancadas. As cores mais utilizadas são o preto e o vermelho.
Para resumir é aconselhado mármore para ambientes mais secos e granitos para ambientes que possam vir a molhar, porém sempre com uma proteção antiderrapante para evitar acidentes.
Confira na StoneWhite os melhores serviços, entre em contato e marque uma visita.